EMBOLIZAÇÃO DE MAV MEDULAR COM ONYX 18 E/OU NBCA

A indicação do procedimento é definida por seu médico(a) assistente e realizada por equipe especializada. A embolizacão tornou-se um procedimento bem estabelecido objetivando em alguns casos a cura da malformação como também em alguns casos diminuir o tamanho do nidus ou então eliminar um ponto especifico responsável pelas hemorragias (ex: aneurisma intranidal ou de artéria nutridora).  É um procedimento cirúrgico realizado em sala de hemodinâmica.  Consiste no microcateterismo seletivo das artérias responsáveis pela nutrição MAV possibilitando então a injeção de material embolizante Onyx e/ou NBCA. O material pode ser injetado no interior do nidus da malformação ou então em algum ponto de fraqueza angioarquitetural que justifique a sintomatomatologia do paciente.

Abaixo estão listadas as possíveis complicações neurológicas relacionadas a embolização de MAV no per e pós operatório precoce:

Isquemia medular

Hemorragia Itramedular ou subaracnóidea

Os fenômenos isquêmicos são atribuídos a tromboembolismo ou então a oclusão de artérias pias/medulares responsáveis pelo suprimento vascular medular. A hemorragia pode acontecer durante o microcateterismo devido a ruptura arterial ou então no interior da MAV devido a ruptura da mesma como também devido a ruptura arterial durante a retirada do microcateter.

Complicações neurológicas possíveis  relacionadas à embolização de MAVs medulares com Onyx e/ou NBCA em estudos médicos importantes:

  • Déficit neurológico transitório
  • Déficit neurológico permanente
  • Óbito

Dentre as complicações não neurológicas pode-se citar:

  • Microcateter aprisionado
  • Descompensação de doença pré existente.
  • Reação alérgica ao contraste (0,1%).
  • Hematoma no local da punção (0,4%).
  • Outros: reflexo vaso-vagal, hipotensão, descompensação de insuficiência renal, pseudoaneurisma em região da punção, hemorragia retro-peritoneal, reação pirogênica, infecção, reação alérgica aos produtos anestésicos e tromboembolia.

 

_________________________________            ________________________________

Assinatura do paciente / responsável                      Assinatura do médico responsável

 

_________________________________            ________________________________

Assinatura da testemunha                                       Assinatura da testemunha

Download do termo em PDF