A comissão de defesa profissional na gestão 2012-2014 realizou uma reunião em abril de 2013 com a participação de seus membros (Ronie Pisnke, Elias Rabahi e Francisco José Mont’Alverne) através de teleconferência, tendo a seguinte pauta:
1. Homogeneizar pedidos de arteriografia cerebral e medular: definir códigos a serem cobrados pela CBHPM atual.
2. Homogeneizar pedidos de embolização cerebral e medular: definir códigos a serem cobrados pela CBHPM atual com inclusão de angiografia pré e pós.
3. Criação de tabela com sub-item neurorradiologia.
4. Códigos novos a serem propostos para: Angiografia cerebral, Angiografia medular, Embolizaçao de tumor, Tev de carótida, Embolização de aneurisma cerebral, Tev AVCI, Embolização de MAV.
5. Acrescentar 2 auxiliares nos procedimentos terapêuticos.
Posteriormente durante o congresso do SIMPOSIO DE NEURORRADIOLOGIA realizado em Curitiba no período de 4 a 6 de julho houve discussãoo com os Neurorradiologistas presentes os sujeitos abordados na primeira reunião desta comissão, o que enriqueceu a percepção das necessidades da especialidade, que foram incorporados as propostas incialmente preparadas pela comissão.
Em consequência disto no dia 07/08/2013, foi proposto na consulta publica disponibilizada no site da AMB os seguintes pontos a serem considerados para a próxima edição da CBHPM:
1. Separação no capítulo 4 (procedimentos diagnósticos e terapêuticos) de um item para a Radiologia Intervencionista Geral e outro exclusivo para Neurorradiologia Terapêutica, com códigos específicos, que sugerimos em tabela anexa.
2. Incluir 2 auxiliares para os procedimentos Neurorradiológicos que apresentam normalmente elevada complexidade.
3. Colocar nas instruções específicas para métodos diagnósticos e intervencionistas por imagem do capítulo 4:
1. Angiografia cerebral: prevê a inclusão de no mínimo 4 vasos (2x 4081204-9 e 2×4081205-7) para a doença hemorrágica e prevê a inclusão de no mínimo 5 vasos (1 x4081203-0, 2x 4081204-9 e 2×4081205-7) para a doença isquêmica.
2. Os procedimentos de Neurorradiologia Terapêutica não incluem um estudo angiográfico pré-terapêutico e pós-terapêutico, devendo estes ser assim solicitados: pré-terapêutico 2x 4081204-9 + 2×4081205-7) e pós-terapêutico: 3 x 4081207-3.
Cabe ainda salientar que a comissão de honorários, através de seu membro Elias Rabahi, alertou a SBNR da necessidade de participação na próxima reunião que discutirá a liberação do stent intracraniano para uso no SUS, juntamente com a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e Academia Brasileira de Neurologia, o que gerou uma demanda formou subscrita pelo Presidente Claudio Staut e Vice Presidente Jose Guilherme Caldas e dirigida à Coordenação Geral de Média e Alta Complexidade.
Ademais deixamos postados interpretações desta comissao sobre a utilização de códigos por procedimentos.