Diretrizes para o Tratamento do Acidente Vascular Cerebral Agudo e Procedimentos Neurointervencionistas Urgentes Durante a Pandemia de Covid-19

Prezados(as)

Vivemos em um moment0 ímpar em que a pandemia do COVID-19 suscita novos desafios ao Sistema de Saúde para organizar o atendimento de milhares de pacientes acometidos pelo novo Corona vírus SARS-CoV-2.

Com o intuito de orientar os profissionais de saúde durante a pandemia do COVID-19, a Sociedade Brasileira de DoençasCerebrovasculares e a Sociedade Brasileira de Neurorradiologia conseguiram construir, em tempo recorde, as diretrizes para oTratamento Do Acidente Vascular Cerebral Agudo e Procedimentos Neurointervencionistas Urgentes Durante A Pandemia DeCovid-19 (em anexo) que se encontra em fase de publicação na revista Arquivos de Neuropsiquiatria.

Como o processo de paramentação e desparamentação é um dos momentos críticos do atendimento de paciente com suspeita ou confirmado com COVID-19, pedimos adicionalmente que vejam os vídeos abaixo para que essas etapas sejam cumpridas da melhor maneira possível.

Atendimento Clínico

Paramentação para Procedimentos

Desparamentação para Procedimentos

Ajuste de máscara N95

Certos de que contribuímos para uma melhor assistência e segurança dos pacientes e profissionais de saúde envolvidos nalinha de cuidado do AVC Agudo e nos procedimentos de neurointervenção de urgência nestes tempos de pandemia peloCOVID-19.

Agradecemos o apoio de todos os envolvidos, desejamos-vos excelente fim de semana

Atenciosamente,
Francisco José Arruda Mont’Alverne
Sociedade Brasileira de Neurorradiologia

João José Freitas de Carvalho

Sociedade Brasileira de Doenças CerebrovascularesDC de Doenças Cerebrovasculares, Neurologia Intervencionista e Terapia Intensiva em Neurologia da Academia Brasileira de Neurologia.