Paragangliomas são tumores hipervasculares tratados preferencialmente através de cirurgia. Em virtude da possibilidade da perda de grandes volumes de sangue durante a cirurgia, a embolização pré-operatória tornou-se uma opção em casos selecionados visando-se diminuir tal risco.
A indicação do procedimento é definida por seu médico(a) assistente e realizada por equipe especializada. A embolizacao pré-operatória tornou-se um procedimento bem estabelecido objetivando facilitar o ato cirúrgico como também diminuir a perda de sangue intra-operatória. É um procedimento cirúrgico realizado em sala de hemodinâmica, que consiste no microcateterismo seletivo das artérias responsáveis pela nutrição do tumor possibilitando então a injeção de material embolizante, usualmente partícula de PVA, no interior do seu leito vascular. Também pode ser realizada punção direta do tumor seguida da injeção de cola no seu interior.
Abaixo estão listadas as possíveis complicações neurológicas relacionadas a embolização de paraganglioma no per e pós operatório precoce:
- Ataque isquêmico transitório – déficit transitório que se reverte em horas.
- Isquemia cerebral/retiniana leve – déficit mínimo que altera pouco as funções do paciente.
- Isquemia cerebral/retiniana grave – déficit importante que altera as funções do paciente.
- Hemorragia cerebral e/ou Intratumoral
- Déficit de nervo craniano ( ex.paralisia nervo facial)
- Óbito
Os fenômenos isquêmicos são atribuídos a tromboembolismo ou então a passagem não intencional de partículas para ramos piais ou retinianos. A hemorragia pode acontecer no interior do tumor ou então em qualquer compartimento intracraniano.
Dentre as complicações não neurológicas pode-se citar:
- Descompensação de doença pré existente.
- Febre e dor local
- Bradicardia
- Necrose palatal e fistula oronasal
- Reação alérgica ao contraste
- Hematoma no local da punção
- Outros: reflexo vaso-vagal, hipotensão, descompensação de insuficiência renal, pseudoaneurisma em região da punção, hemorragia retro-peritoneal, reação pirogênica, infecção, reação alérgica aos produtos anestésicos e tromboembolia.
_________________________________ ________________________________
Assinatura do paciente / responsável Assinatura do médico responsável
_________________________________ ________________________________
Assinatura da testemunha Assinatura da testemunha